segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Entrando nos trilhos

Passa solucionar a crise do transporte em massa do Brasil, muitas prefeituras principalmente do nordeste estão aderindo os VLTS ( Veiculos leve sobre trilhos).

Nos últimos 25 anos, grandes cidades brasileiras cogitaram adotar veículos leves sobre trilhos (VLTs) para resolver seus problemas de transporte coletivo. Netos dos velhos bondes, os VLTs são um misto de metrô e ônibus, com a diferença de que custam a metade do primeiro e transportam quatro vezes mais passageiros que o segundo. Há dois anos, os projetos de implantação do sistema começaram a sair do papel no Nordeste. Desde dezembro do ano passado, os VLTs trafegam no sertão cearense, nos 14 quilômetros que ligam Crato a Juazeiro do Norte. Recife, Fortaleza e Maceió estão adaptando suas malhas ferroviárias e têm VLTs já em linha de montagem. João Pessoa e Natal iniciarão as obras de seus sistemas ainda neste ano. No Nordeste, o custo de implantação do novo modelo de transporte é reduzido, porque os comboios vão circular sobre linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam subutilizadas ou abandonadas. No litoral paulista, Santos construiu novas vias e deverá colocar o VLT para rodar ainda neste ano.

A Copa de 2014 deu o impulso que faltava ao VLT. Todas as doze cidades-sede incluíram esses veículos em seus planos para o campeonato. Em São Paulo, o novo sistema terá duas funções: ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi e conectar algumas linhas do metrô, como ocorre em Paris. Até o início dos jogos, o Brasil investirá 23 bilhões de reais em trens urbanos - com o VLT à frente. As indústrias ferroviárias já receberam encomendas de 120 veículos e disputam licitações para montar outros 200. O mercado é tão promissor que o gigante francês Alstom, detentor de 26% do mercado mundial de trens, passou a cogitar abrir, no Brasil, uma unidade para fabricá-los. "Se as perspectivas se confirmarem, abriremos a nova planta", diz Philippe Delleur, presidente da Alstom no Brasil. Desde 2008, uma empresa nacional explora o setor: a cearense Bom Sinal. Foi ela a primeira a produzir VLTs próprios para as linhas da RFFSA. Seus vagões são uma versão mais barata dos similares europeus: por dentro, são idênticos a um ônibus urbano, mas custam 40% menos que um veículo importado. Por causa das condições vantajosas que oferece, a Bom Sinal já recebeu encomendas de 69 vagões e pedidos de orçamento de cinquenta prefeituras. Com os VLTs, o país poderá voltar aos trilhos de um transporte eficiente.

Nota do sobrinho: Os VLTs aparecem como solução para o grande problema do Brasil em ter adotado como principal sistema de transporte, o rodoviário, porem com essa inovação virão melhorias para amenizar o nosso bolço e o meio ambiente.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carbono 14


Ontem na aula de física no cursinho o meu professor comentou sobre a importãncia do carbono 14 para a datação histórica, então decidi compartilhar com vocês um pouco do que sei sobre esse composto tão importante para a história. A origem do carbono 14 se da através dos raios cosmicos que entram na atmosfera terrestre em grandes quantidades, para se ter um exemplo, cada pessoa é atingida por cerca de meio milhão de raios cósmicos a cada hora. Não é nada raro um raio cósmico colidir em outro átomo na atmosfera e criar um raio cósmico secundário na forma de um nêutron energizado, e que esses nêutrons energizados, por sua vez, acabem colidindo com átomos de nitrogênio. Quando o nêutron colide, um átomo de nitrogênio 14 (com sete prótons e sete nêutrons) se transforma em um átomo de carbono 14 (seis prótons e oito nêutrons) e um átomo de hidrogênio (um próton e nenhum nêutron). O carbono 14 é radioativo e tem meia-vida de cerca de 5.700 anos. Os átomos de carbono 14 criados por raios cósmicos combinam-se com oxigênio para formar dióxido de carbono, que as plantas absorvem naturalmente e incorporam a suas fibras por meio da fotossíntese. Como os animais e humanos comem plantas, acabam ingerindo o carbono 14 também. A relação de carbono normal (carbono 12) pela de carbono 14 no ar e em todos os seres vivos mantém-se constante durante quase todo o tempo. Talvez um em cada trilhão de átomos de carbono seja um átomo de carbono 14. Os átomos de carbono 14 estão sempre decaindo, mas são substituídos por novos átomos de carbono 14, sempre em uma taxa constante. Nesse momento, seu corpo tem uma certa porcentagem de átomos de carbono 14 nele, e todas as plantas e animais vivos têm a mesma porcentagem que você. E vocês devem está se perguntando, como isso vai ajudar na datação de fósseis? simples, nos seres vivos temos uma porcentagem de carbono 12 (normal) e quando moremos ele para de recair e o carbono 14 continua decaindo. Desta forma é que atrvés de uma relação matemática podemos fazer as datações de fósseis. Espero que vocês tenham compreendido um pouco sobre esse asunto tão importante para o nosso cotidiano, vou ficando por aqui e até a próxima meu queridos leitores.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ideia Geral

Na postagem anterior descrevi o porque da criação do blog e a razão do seu nome, agora irei falar o que retratarei no mesmo. Os assuntos abordados nesse blog serão assuntos que se passam na nossa sociedade mundial, nacional e municipal, como assuntos dos mais variados dentro do nosso cotidiano e do meu dia a dia. Então espero que todos gostem das postagens e comentem poís se um ser humano tem necessidade de ser alimetar-se um blogueiro tem a de comentários.

Blog

Hoje logo ao entrar no msn dei de cara com o sub-nick de uma colega que fazia referência a um blog, então como sempre tive apreço por blog ousei a clicar e logo fiquei contagiado com a idéia de fazer um para minha pessoa, como tenho na minha familia parentes com blog também ousei a fazer este aqui. Nunca entedi a real idéia de um blog, mais hoje consegui compreender; um blog na minha opinião é um local onde podemos expressar nossas opiniões e compartilalas com outras pessoas e acima de tudo praticar redação. O nome do blog niguem deverá entender mais é devido ao meu tio, que também é blogueiro e tem um nome bem singnificativo para min no seu blog , então decide por esse nome. Encerro essa postagem aqui fazendo referências as minhas incentivadoras "As lunas" então até a próxima.